quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Roda da Vida

A Roda da Vida é um instrumento interessante de auto-avaliação e autoconhecimento. Se respondido com consciência, reflexão e sinceridade, apresenta um retrato da vida no momento presente. Mostra as áreas que estão mais bem cuidadas e as áreas que estão negligenciadas. Permite avaliar a vida no presente a projetar o que seria a vida ideal. Quanto falta pra isso? O que falta? A Roda da Vida é um instrumento que ajuda na mudança.

Um bom teste está aqui. O site é bonito, bem feito, as perguntas são adequadas. O teste permite uma visão mais clara de todas essas áreas. No entanto, parece-me que se deve ir além...

Vale a pena fazer com calma, refletir bastante sobre cada área da vida. O que eu estou fazendo nessa área? O que eu quero? Como posso melhorar?

Transcrevo texto do Diário de um Coach, de Ediberto Santos:

"Roda da Vida


Antes de falar sobre ela, gostaria de escrever algumas linhas sobre a importância das avaliações, ou assessments (cuja Roda da Vida faz parte).
Para percorrermos qualquer distância, precisamos de, no mínimo, duas informações: onde estamos e onde queremos chegar. Se não sabemos nossa situação atual, será muito difícil conseguirmos ter uma idéia real do que precisaremos fazer para chegar a algum lugar, e sem o planejamento adequado, poderemos nunca chegar ao destino. Além disso, sem informações sobre o que está acontecendo no momento presente, não conseguiremos perceber nossa evolução, ou seja, se estamos avançando, parados ou retrocedendo.
Por esse motivo, é imprescindível que tenhamos condição de mapear nosso estado atual. Para esse tipo de avaliação, costumamos utilizar o termo em inglês: Assessment.
Portanto, assessments são modelos de avaliação que fazem o levantamento de algumas características de um indivíduo em determinado contexto. Estes levantamentos podem ser feitos sobre comportamentos, atitudes, valores, crenças, competências, etc.
Entre os inúmeros assessments utilizados em processos de Coaching, existe um, muito simples, que serve como base para que a pessoa consiga mapear as áreas de sua vida: a Roda da Vida, ou também chamado, Níveis de Satisfação.
A Roda da Vida consiste de um círculo, dividido em 12 partes, onde cada parte é relacionada a uma área específica de sua vida. É então atribuída uma nota de zero a dez para cada uma das áreas, o que criará um mapa de sua vida no momento. A intenção da Roda da Vida é criar uma referência visual dos segmentos mais importantes de sua vida para que você possa detectar em qual das áreas deverá colocar um pouco mais de foco e energia para trazer uma mudança mais consistente em sua vida como um todo (ou no maior número de outras áreas possíveis).
A Roda da Vida, apesar de bastante simples, é um assessment bem eficiente para que a pessoa identifique qual seu nível de satisfação em cada área e qual sua área de alavanca (área onde deverá colocar mais foco e energia para trazer mudanças significativas para o maior número de outras áreas possíveis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário