domingo, 21 de julho de 2013

Plano de Ação

Preciso montar um plano de ação para voltar a emagrecer. O meu emagrecimento tá parado há praticamente um ano... Não tenho tido progressos significativos além de manter o peso. De fato, foi uma vitória ter conseguido queimar os praticamente 20 Kg que ganhei no mestrado. Mas ainda falta muito.Faltam uns dez quilos, pelo menos. Quinze seria perfeito. E substituindo por massa magra, claro! Pois bem... eu estava falando sobre isso para um "ficante" e ele me intimou: - Tens um plano de ação? Rapidamente comecei a pensar nisso. Qual meu plano de ação? O que devo fazer? Lá nos VPs, a Luiza falou que toda semana temos de fazer alguns ajustes. O que está errado? O que me falta fazer? O que preciso melhorar nesse processo? 

1) ÁGUA!!!! Puxa vida! Eu sei que preciso! Por que negligencio? Preciso tomar muita água. Água o dia inteiro! Água é um super acelerador do emagrecimento! Quando tomo água, tudo funciona bem e a balança responde positivamente!!!! 

 2) Lanchinhos intermediários: é só uma questão de disciplina. É deixar na bolsa sempre uma fruta, uma barrinha, um biscoitinho, um iogurte light... É preciso fazer uma refeição intermediária pro metabolismo continuar funcionando e pra não chegar nas refeições principais com muita fome. É fundamental em qualquer processo de emagrecimento. Esses lanchinhos intermediários não podem ultrapassar 100 calorias. Certa vez, uma nutricionista famosa me receitou algumas amêndoas ou castanhas (um punhadinho, disse ela) junto com as frutas em um dos lanchinhos intermediários.

3) Monitoramento do que se come: nos VPs, o nome disso é "jornal pessoal". O negócio é anotar tudo e monitorar. Nos VPs, há os pontos. Então, como vou no VP, tenho de anotar os pontos direitinho. É incrível como o monitoramento funciona! Evita descambar, dá consciência plena... Preciso retomar. Ai, ai, ai! Como isso é desafiante! 

4) Menos vida social! Acho que essa é a parte mais difícil pra mim...Não dá pra fazer dieta saindo sempre pra balada, pra jantar, pro café... Aliás, pro café até dá. Mas tem de tomar só café. Não dá pra ir pro François e comer aquele pão delicioso. Não dá pra ir pro samba e tomar várias caipirinhas... não dá pra tomar um monte de vinho. Não dá! Não funciona. É muita caloria vazia. Preciso substituir a balada por cinema... E se for pra balada, tomar o drink da Renata (água com gás, gelo e limão espremido). Preciso retomar os meus bons hábitos dos seis primeiros meses de 2012, quando emagreci 18 kg - e depois parei. 

5) Mais exercício físico: essa daí tá ligada com a anterior. Todo dia, quando eu saio do trabalho, preciso escolher entre sair com os amigos e fazer exercício. E tenho de escolher a segunda opção. Preciso ficar mais sozinha comigo mesma. Preciso ajustar minha agenda a um único compromisso: o compromisso comigo mesma. O compromisso com o meu bem estar. O compromisso com a boa forma. Se eu continuar fazendo tudo o que sempre fiz, obterei sempre os mesmíssimos resultados... ou voltarei a velhos padrões negativos. Todas as minhas amigas que estão magras e lindas vão para a academia diariamente. Então eu posso escolher: comer, ficar inerte e ficar gorda ou mexe, ficar ativa e ficar magra. É uma escolha diária. Cada hábito leva a uma consequência. Eu preciso definir muito bem o que eu quero e saber que não há respostas mágicas do corpo... O corpo responde exatamente àquilo que eu faço com ele. 

6) Motivação: Motivação é como banho... tem de tomar todo dia... e todo dia passa o efeito. Daí você toma de novo. Preciso de estratégias de motivação. Tenho montes de livros que podem me ajudar nisso. Tenho meus diários (adoro escrever sobre meus processos). Tenho os livros dos sonhos, nos quais colo minhas metas e objetivos.Tenho os grupos do Facebook. Tenho este blog. 

7) Yoga: preciso voltar ao Yoga pra ganhar mais consciência do corpo, mais tranquilidade... menos ansiedade. Isso tudo junto gera equilíbrio corpo-mente-espírito. Yoga é de grande ajuda. Também me permite encontrar gente legal. 

8) Relaxamento: ouvir os tantos cds de meditação guiada e relaxamento que eu tenho para manter a paz de espírito... Mais um processo anti-ansiedade. Ansiedade engorda pra caramba!!!!! 

9) Florais: preciso, sei que funciona. Não custa nada, tenho todas as essências em casa. Só preciso disciplina e nada mais. 

10) Dormir e Acordar Cedo: embora esse objetivo esteja em décimo lugar nesse plano de ação, deveria estar em primeiro. Ele é um fator determinante para todo o resto. Quanto mais cedo eu dormir, mais cedo vou acordar. Há estudos científicos sérios que mostram que dormir tarde ENGORDA. E dormir tarde me impede de fazer exercícios logo cedo... exercícios, yoga, meditação, enfim... qualquer coisa boa. Ficar até tarde na internet é um hábito muito nocivo pra mim. E não me leva a lugar nenhum. Aliás, me deixa estagnada onde estou agora. Pra dormir e acordar cedo, convém relaxar antes de dormir... desligar a net, apagar as luzes, fazer um ritual do sono... passar creminhos, tirar as lentes (coisa que eu não faço, altamente prejudicial pros olhos), ouvir os cds de hipnose/relaxamento/meditação/coisas positivas etc. Os hábitos todos estão interligados. 

11) Entrar prum grupo de pedal! Preiso me enturmar. Preciso descobrir formas de deixar a atividade física mais prazerosa!!!! Segunda-feira pela manhã tem um grupo de pedal para iniciantes que sai do Iguatemi. Esse hábito tem a ver com o hábito dos exercícios, óbvio. E evita o vício do Facebook. E ajuda a relaxar. E traz motivação..E muda o foco da vida social. Ou seja, é um processo circular. Tudo tem a ver com tudo. Tudo está interligado. 

12) Fazer Ho'oponopono pro meu corpo: - Sinto muito, me perdoa, eu te amo, estou grata. Por enquanto é isso. 

13) Mais sopa e mais salada = menos calorias!

Sei que há outras coisas. Mas daí vou editando esse post! :) Se eu der conta de fazer metade do que escrevi aqui, minha vida terá um fantástico incremento de qualidade!

5 comentários:

  1. e isso ai Gix! Bora la .. > sorte e sucesso tambem no novo Blog > vc sabe que eu sou uma "viuva do coisas bobas , ne ;) bjo marli

    ResponderExcluir
  2. Gii como sempre estou no mesmo barco, pra mim o mais difícil é fazer exercícios, ainda mais agora que estudo e trabalho, então se não tiver motivação e disciplina é quase impossível pra mim!! Boa sorte pra nós!! rs bejos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. eu tinha uma dieta dos pontos perdi, como eu faço pra conseguir outra? bjos

    ResponderExcluir
  5. Poxa, que bacana tudo isso que vc escreveu. Quero ter conseguir pelo menos metade de suas metas, eu estava no Meta Real e emagreci 8 k, passado um tempo, não consegui mais seguir o disco e etc. Hj depois de 4 meses sem fazer nada,mantenho o peso, mas estou muito indisciplinada e ainda faltam 30 k. O Seu blog é um insentivo, vou me concentrar mais.

    ResponderExcluir