segunda-feira, 8 de julho de 2013

Ho'oponopono

De momento, meus interesses centram-se no Hoʻoponopono, uma técnica havaiana de cura mencionada pela minha mãe como algo realmente sensacional.

Depois de ouvir algumas palestras no youtube, resolvi ir diretamente à fonte e encontrei uma entrevista de uma hora e meia, em nove partes, com o Dr. Hew Len.  A entrevista é em inglês, com legendas em espanhol. Muito elucidativa. A ideia básica do ho'oponopono vai ao encontro da ideia budista de iluminação, de libertar-se dos conceitos, das marcas mentais e de "ver a luz"...  Enfim, coincide com as minhas "crenças" zen budistas (se é que se pode chamar assim... talvez eu pudesse denominar aprendizado zen budista, mas mesmo isso seria impreciso...).

O Ho'oponopono parte da ideia de que você e totalmente responsável por tudo o que lhe acontece. Absolutamente tudo. E isso se dá porque você  compartilha "memórias" com as coisas e pessoas que cruzam o seu caminho... A ideia, portanto, é ir limpando essas memórias, ir ganhando clareza... Derrubando esses anteparos e ganhando inspiração, permitindo que as coisas fluam. O fim último, ao que me parece, é o mesmo da iluminação budista. O método é que é diferente.

Segundo o Ho'oponopono (em apertadíssima síntese), deve-se usar quatro frases curtas em relação a pessoas, coisas e situações, como um mantra: "sinto muito, perdoe-me, eu te amo, estou grata". Segundo entendi, isso faz com que sentimentos de amor, perdão, gratidão e reconciliação limpem a nossa mente inconsciente...

Estou começando a ler mais a respeito e a praticar. Minhas primeiras impressões têm sido muito boas...

Um comentário: